29.8.11

Pequeno Mundo Interessante

Insetos...poucas pessoas gostam deles(eu sou uma delas, principalmente se o bicho em questão é uma barata) mas não podemos negar que eles são fascinantes...eu vi em algum sites algumas curiosidades e quero compartilhar com vocês. Claro que o site era estrangeiro, logo traduzi pra que todos possam entender o que era dito. Espero que gostem!!!

Aquele aviso: Para ler melhor só clicar na figura que ela aumenta o tamanho

Algumas fotos de Louva-deus:



Libélulas:


Algumas curiosidades:
Libélula
Um ser de outro mundo

    Poucos animais, menos ainda insectos, suscitam tanto amor e ódio em simultâneo como a leve e irrequieta libélula. Meio mundo admira-as, enquanto a outra metade as teme e as olhas como feiticeiras. Um pouco por toda a Europa, bem como em alguns países da América do Sul, que terão importado lendas europeias, é vista como um animal sinistro e associada directamente ao diabo. Por seu turno, é adorada no Japão, onde simboliza a coragem, na Ásia mais oriental bem como por muitas tribos ameríndias, caso dos Navajo, para quem as libélulas representam água pura. Já para os vietnamitas elas são úteis na previsão meteorológica: se voam baixo é sinal de chuva, se voam alto é porque o sol vai brilhar e se voam a um nível médio é sinal de céu nublado.
    Designações e lendas:
    América do Sul: Neste continente muitos são os países onde este insecto é chamado de 'mata cavalos' ou 'cavalinho do diabo'.
    Holanda: 'morde cavalos'.
    Estados Unidos: 'médica de cobras', pois é crença popular dos estados mais a sul que elas vigiam as cobras e que quando estas se magoam cozem os seus ferimentos.
    Inglaterra: 'agulha do diabo' ou 'corta orelhas'.
    Roménia: Segundo a lenda, a libélula foi em tempos um cavalo possuído pelo diabo.
    Suécia: Uma crença antiga diz que o diabo utiliza as libélulas para pesar as almas humanas.
    Mas fiquemo-nos pelos factos e esses são inacreditáveis. Um exemplo? A libélula consegue atingir velocidades superiores a 80 km/hora.
FONTE: http://www.instinto.pt/site/artigo.php?AGtTZAtela9Xr1tela9Xr1=ADFTNVRp
 
O louva-a-deus e as fêmeas fatais Louva-a-deus machos conhecem o real significado da expressão sexo de risco, pois as fêmeas dessa espécie têm o hábito de arrancar a cabeça do parceiro e comê-lo após o ato sexual. Com muita calma, o macho se aproxima da fêmea por trás, sempre cuidando para não entrar em seu campo de visão. Assim que a posição é propícia, o que pode levar horas para acontecer, ele pula em suas costas, esperando que ela não se aborreça. Caso ela esteja de bom humor e o louva-a-deus, que é sempre menor que a fêmea, seja esperto e sorrateiro o suficiente, pode escapar vivo. O fato de decapitar o noivo e comê-lo, geralmente começando pela cabeça, não quer dizer que as fêmeas são frígidas ou psicopatas. O que acontece é que o pai tem um papel importantíssimo na formação dos filhotinhos, ele serve de alimento enquanto são gerados dentro da mãe.
Fonte: http://www.terra.com.br/curiosidades/cur_mundo_natural_7.htm
Curiosidades

O louva-a-deus é o único insecto que consegue rodar a cabeça 360 graus!

O louva-a-deus não pode copular com sua cabeça presa ao corpo. A fêmea inicia o coito arrancando a cabeça do macho, mas o seu corpo continua, como se nada fosse, a copular a fêmea, para aproveitar a oportunidade de assegurar descendência. O acto sexual chega a durar até duas horas.
Fonte: http://topazio1950.blogs.sapo.pt/6268.html 

Nenhum comentário: